compartilhe
05 de abril de 2017
Pavilhão Smart Agro e suas atrações
Espaço montado pela primeira vez na ExpoLondrina traz as inovações voltadas ao agronegócio
Ascom/ExpoLondrina
Sercomtel
O estande da Sercomtel, na ExpoLondrina, está com várias atrações. Além de uma corrida de carro em simuladores, os visitantes terão a chance de experimentar a realidade virtual em 360 graus, utilizando os óculos rift - melhor equipamento da realidade virtual disponível no mercado. O equipamento oferece a maior imersão possível dentro de uma realidade não real. O espaço de realidade virtual está sendo apresentado pela RVision, empresa contratada pela Sercomtel. Neste espaço, a telefônica está também com protótipo de uma casa com diversas soluções em automação que podem ser acionadas por meio de um controle remoto ou celular. Esta tecnologia permite, por exemplo, abrir e fechar portas, ligar e desligar eletrodomésticos e controlar a temperatura do ar condicionado.
Empresa apresenta software de gestão de produção agrícola
A Totvs, empresa nacional líder do segmento de ERP do Brasil, que está com estande na ExpoLondrina, atua em vários segmentos: jurídico, medicina, financeiro, construção e projeto, manufatura, logística e agroindústria. Especialista no desenvolvimento de soluções de negócios para players de todos os portes, a Totvs possui ferramentas que atendem tanto o core business quanto o back office dos clientes, permeando toda a sua cadeia de valor, de ponta a ponta. Na feira, a empresa está focada na agroindústria, mostrando toda parte de gestão de produção agrícola, beneficiamento e armazenamento de grãos de sementes de algodão e soja. “De sua casa, o produtor pode saber, por exemplo, quanto custa o talhão, quanto gasta de insumos, qual a melhor variedade que ele tem em cada talhão, enfim. Todo processo de produção de campo ele consegue gerenciar, integrando com soluções automatizadas de mercado”, informa o técnico da empresa, Bruno Garzi. A empresa está fazendo demonstrações na feira e quem se cadastrar terá direito de usar durante um mês as soluções.
Aplicativo “traz” objetos virtuais ao mundo real
A empresa londrinense Realidade Aumentada Brasil, que está no mercado há um ano, expõe no Pavilhão da Smart Agro um aplicativo de realidade aumentada com duas maneiras de trabalhar: aplicativo próprio do cliente ou aplicativo da empresa para hospedar conteúdo. Com essa tecnologia, é possível trazer objetos virtuais ao mundo real, o que traz inúmeras possibilidade de interação e entretenimento. Desse modo, um simples smartphone pode ser usado para acessar todo o conteúdo virtual de um estabelecimento ou cenário. Quando é ativado o aplicativo, basicamente ele liga a câmara do celular. Quando aponta para uma imagem já escaneada previamente programada, esta imagem poderá ser ativada ou em 3D, um vídeo ou um game.
O aplicativo é uma forma de ajudar o agricultor e a indústria a expor melhor seus produtos. “É uma ferramenta técnica, onde você pode ter um vídeo técnico, ensinando como montar, como utilizar e como melhor operar”, diz um dos sócios da empresa, João Rodrigo Milanez.
Gerenciador permite planejar melhor a safra
A Agile Agro, empresa londrinense de tecnologia, está apresentando na ExpoLondrina um gerenciador para propriedades agrícolas. O programa gerencia tanto a parte financeira, como de produção e controle agronômico. Com esses dados, o produtor pode planejar melhor as safras futuras. O gerenciador é um programa de computador instalado localmente, que vai permitir acessar os relatórios com números sobre quantidade colhida, preço entre outros itens.
Tecnologias agrícolas contribuem para maior rentabilidade do produtor
As mais recentes tecnologias agrícolas que contribuem para aumentar a rentabilidade do agricultor podem ser conhecidas no estande da Jacto, empresa de tecnologia em agricultura de precisão, que está na ExpoLondrina. Dentro da Jacto há um grupo chamado Otmis, que representa toda parte de agricultura de precisão. Na Feira, a empresa está com duas frentes – uma de GPS agrícola e display de veículo. O top de linha hoje é o LB 1200, além de possuir controlador de seções e ter opção de barra de luz, ele tem piloto automático. A máquina automotriz define o percurso e, a partir do momento em que o produtor toca a tela, a máquina vai dirigir sozinha.
A empresa também está com o sistema de telemetria que permite monitorar o que operadores estão fazendo no campo. A máquina vem com módulo que transmite os dados por rede celular ou wi-fi. “O produtor vai conseguir acessar o sistema pela web em seu escritório e ver tudo o que está sendo feito em tempo real”, explica Ronaldo Sacamani, da Jacto.
Rastreabilidade de grãos: do campo à exportação
Líder global em testes, inspeção e certificação, a Intertek marca presença no Pavilhão da Smart Agro, apresentando seus serviços
focados em qualidade e segurança para a produção agrícola, especificamente em soja e milho. Entre eles, ganha destaque a rastreabilidade de grãos, um sistema minucioso de supervisão e análise que envolve todo o processo de produção, desde a escolha do campo para plantação, geração da semente, passando pela colheita até o embarque nos portos para exportação.
A empresa acaba de abrir sua nova unidade Agri Services em Londrina. “A inauguração desta filial possibilita um atendimento com maior eficiência e rapidez aos produtores da região, garantindo a qualidade total assegurada Intertek”, diz Manoel Araújo, Gerente de Operações AGRI da Intertek Brasil.
“Nosso principal objetivo é fomentar a importância do trabalho da companhia em toda a cadeia de fornecimento. Além da ampla expertise no setor e profissionais altamente capacitados, um de nossos diferenciais é o atendimento local, com 27 escritórios e laboratórios em portos e interior no Brasil, viabilizando o máximo em agilidade, redução de custos e conhecimento das necessidades regionais", ressalta Araújo.
Visitante pode conhecer as novidades de seis empresas da Intuel
Seis empresas da Intuel (Incubadora Tecnológica da UEL) –Rhizotech, Acquaconte Infiltradores, Sigma, Agricom Science, EvolveTI, e Agribela - estão na ExpoLondrina para apresentar as inovações para o setor agrícola, mas cada uma com uma vertente específica. A Sigma e Agricom Science são voltadas para software e as demais para hardware.
A Acquaconte traz um infiltrador de água que já começa a ser produzido em pequena escala; a Agribela apresenta um novo sistema para o controle biológico de praga; a Rizotech está com inoculantes; e a EvolveTI, que venceu o Hackathon no ano passado com um sensor de umidade do solo, este ano desenvolveu um bico pulverizador.
A Agricom Science apresenta um software voltado para a automatização de tarefas e criação de laudos de eficácia de produtos fitossanitários e a Sigma traz um software para integrar agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
Estande do Senai mostra simulador para indústria 4.0
O Senai está com um estande interativo na ExpoLondrina no Pavilhão Smart Agro, apresentando um simulador de envase para a indústria 4.0 de automação, monitoramento e controle de variáveis aplicáveis no campo seja de leite, suco, entre outros produtos. O simulador apresenta todo o processo de produção de envase: o tempo que leva para envasar, o que pode melhorar, qual o gargalo. No mesmo estande também está sendo apresentado o projeto de gestão computacional remota, que permite que a iluminação de uma propriedade seja controlada remotamente ou por um smartphone.
Peiex está cadastrando empresas para o mercado externo
Com o objetivo de estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) está com estande no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina para cadastrar empresas que tenham interesse no comércio exterior. O Programa prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. De acordo com a monitora do Peiex, Danubia Milani, o objetivo é elevar a cultura exportadora e qualificar as empresas para que elas possam atuar no mercado externo.
O Peiex oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções que possam impactar seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.
As ações do Peiex desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.
Baixe o aplicativo da ExpoLondrina para interagir e acompanhar agenda de eventos
Um aplicativo desenvolvido especialmente para a ExpoLondrina permite que as pessoas interajam e acompanhem toda agenda de eventos da Feira. Desenvolvido pelo Grupo Frezarin, empresa londrinense de tecnologia da informação, o aplicativo permite a troca de mensagens com os outros visitantes e também publicação de fotos feitas durante o evento, além de compartilhar para que todos os seus amigos vejam em suas redes sociais.
Cerca de mil pessoas, entre 18 e 34 anos, já baixaram o aplicativo, que possui a agenda atualizada de tudo o que está acontecendo durante a semana no Parque de Exposições – shows, eventos técnicos e leilões.
Para inserir fotos, mensagens, comprar ingressos para shows é só baixar o aplicativo e clicar no #expoeuvou. De acordo com o diretor do grupo, Eduardo Frezarin, os expositores podem baixar o aplicativo para divulgar seu produto e convidar o visitante para conhecer o seu estande. A empresa dele mesmo comprou dois camarotes da Brahma para sortear entre os visitantes que baixarem o aplicativo. “Temos interesse em divulgar o aplicativo ao máximo no segmento do agronegócio porque ele pode ser usado em congressos e outros eventos”, diz Frezarin, acrescentando que o aplicativo é permanente e não sairá mais do ar. Para a ExpoLondrina 2018, serão feitas algumas atualizados no layout e adaptar algumas outras funcionalidades. “Em 2018, vamos criar uma área para expositores”, informou.
Sensor reduz perdas de grãos armazenados nos silos
O estande da WK Consultoria & Negócios está apresentando uma solução pioneira (Sensor) para o monitoramento e controle do volume dos grãos armazenados nos silos que reduz perdas e permite a gestão mais segura e em tempo real.
A solução monitora em tempo real o nível de armazenamento de grãos nos silos, proporcionando a maior eficiência e a melhor gestão das informações. A solução é baseada na automação dos processos utilizando a computação cognitiva e o IoT (Internet das coisas).
Dentro dos silos de armazenamento de grãos, são instalados emissores baseados em Led e receptores óticos, que fazem a captura do volume de grãos armazenados e envia as informações para o software de Gestão Empresarial Sênior (ERP).
Com motor 100% elétrico, Twizy atrai visitantes na ExpoLondrina
O Twizy , primeiro carro 100% elétrico da Renault, está chamando a atenção na ExpoLondrina. Exposto no Pavilhão da Smart Agro, o veículo leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km. A Renault é uma das empresas que mais investem no segmento de veículos zero emissão no mundo.
Informações da lavoura em tempo real
A Agrus Data, empresa especializada em internet das coisas para o agronegócio, apresenta na ExpoLondrina a tecnologia de IoT, baseada em sensores de altíssima precisão implantados em pontos estratégicos na lavoura. Estes sensores enviam permanentemente dados a um painel de controle, que mostra a real condição daquela lavoura.
Com a implantação dos sensores, a fazenda digital vai além das atuais tecnologias disponíveis no mercado, porque entrega ao agricultor, em tempo real e de modo objetivo em uma única tela, as informações mais relevantes sobre clima, solo e plantas.
A instantaneidade no envio de informações precisas, do campo para o produtor rural, permite controle absoluto do fluxo de processos da atividade agrícola. Estudos apontam que o aumento da produtividade com esta tecnologia permite ganho entre 3% a 7% por cultivo. E, com isso, o produtor consegue reduzir custos entre 2,5% a 8% de acordo com cada tipo de lavoura.
Trator autônomo
A chegada da era da digitalização do campo se confirma na ExpoLondrina com as novidades expostas no Pavilhão da Smart Agro. O trator autônomo, que opera sem a necessidade de um tratorista, foi desenvolvido pela empresa especializada em automação de máquinas pesadas Agres, de Curitiba, com a tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM.
O trator se comunica com uma central via radiofrequência e realiza o trajeto programado por ela com precisão de até um centímetro. Na abertura da exposição foi feita uma demonstração pela Agres em um trajeto demarcado no gramado da pista central do Parque Ney Braga.
Segundo o presidente fundador da Agres, Jorge Leal, é possível programar a máquina para realizar um trajeto pré-determinado de forma autônoma de duas maneiras diferentes: dirigindo ou carregando no computador de bordo do trator um mapa da área com informações sobre a o espaço a ser percorrido. O veículo guardará o trajeto na memória e poderá realizá-lo de forma autônoma.
Através de dados operacionais e de computação cognitiva, um trator pode gerar economia e aumentar a produtividade através da agricultura de precisão. Portanto, o objetivo principal é que, ao usar esta tecnologia, o produtor tenha economia nos seus custos com a lavoura. Quanto maior a precisão do trajeto para plantar uma semente, aplicar um defensivo, maior a economia gerada pela não necessidade de fazer uso excessivo do insumo.
O estande da Sercomtel, na ExpoLondrina, está com várias atrações. Além de uma corrida de carro em simuladores, os visitantes terão a chance de experimentar a realidade virtual em 360 graus, utilizando os óculos rift - melhor equipamento da realidade virtual disponível no mercado. O equipamento oferece a maior imersão possível dentro de uma realidade não real. O espaço de realidade virtual está sendo apresentado pela RVision, empresa contratada pela Sercomtel. Neste espaço, a telefônica está também com protótipo de uma casa com diversas soluções em automação que podem ser acionadas por meio de um controle remoto ou celular. Esta tecnologia permite, por exemplo, abrir e fechar portas, ligar e desligar eletrodomésticos e controlar a temperatura do ar condicionado.
Empresa apresenta software de gestão de produção agrícola
A Totvs, empresa nacional líder do segmento de ERP do Brasil, que está com estande na ExpoLondrina, atua em vários segmentos: jurídico, medicina, financeiro, construção e projeto, manufatura, logística e agroindústria. Especialista no desenvolvimento de soluções de negócios para players de todos os portes, a Totvs possui ferramentas que atendem tanto o core business quanto o back office dos clientes, permeando toda a sua cadeia de valor, de ponta a ponta. Na feira, a empresa está focada na agroindústria, mostrando toda parte de gestão de produção agrícola, beneficiamento e armazenamento de grãos de sementes de algodão e soja. “De sua casa, o produtor pode saber, por exemplo, quanto custa o talhão, quanto gasta de insumos, qual a melhor variedade que ele tem em cada talhão, enfim. Todo processo de produção de campo ele consegue gerenciar, integrando com soluções automatizadas de mercado”, informa o técnico da empresa, Bruno Garzi. A empresa está fazendo demonstrações na feira e quem se cadastrar terá direito de usar durante um mês as soluções.
Aplicativo “traz” objetos virtuais ao mundo real
A empresa londrinense Realidade Aumentada Brasil, que está no mercado há um ano, expõe no Pavilhão da Smart Agro um aplicativo de realidade aumentada com duas maneiras de trabalhar: aplicativo próprio do cliente ou aplicativo da empresa para hospedar conteúdo. Com essa tecnologia, é possível trazer objetos virtuais ao mundo real, o que traz inúmeras possibilidade de interação e entretenimento. Desse modo, um simples smartphone pode ser usado para acessar todo o conteúdo virtual de um estabelecimento ou cenário. Quando é ativado o aplicativo, basicamente ele liga a câmara do celular. Quando aponta para uma imagem já escaneada previamente programada, esta imagem poderá ser ativada ou em 3D, um vídeo ou um game.
O aplicativo é uma forma de ajudar o agricultor e a indústria a expor melhor seus produtos. “É uma ferramenta técnica, onde você pode ter um vídeo técnico, ensinando como montar, como utilizar e como melhor operar”, diz um dos sócios da empresa, João Rodrigo Milanez.
Gerenciador permite planejar melhor a safra
A Agile Agro, empresa londrinense de tecnologia, está apresentando na ExpoLondrina um gerenciador para propriedades agrícolas. O programa gerencia tanto a parte financeira, como de produção e controle agronômico. Com esses dados, o produtor pode planejar melhor as safras futuras. O gerenciador é um programa de computador instalado localmente, que vai permitir acessar os relatórios com números sobre quantidade colhida, preço entre outros itens.
Tecnologias agrícolas contribuem para maior rentabilidade do produtor
As mais recentes tecnologias agrícolas que contribuem para aumentar a rentabilidade do agricultor podem ser conhecidas no estande da Jacto, empresa de tecnologia em agricultura de precisão, que está na ExpoLondrina. Dentro da Jacto há um grupo chamado Otmis, que representa toda parte de agricultura de precisão. Na Feira, a empresa está com duas frentes – uma de GPS agrícola e display de veículo. O top de linha hoje é o LB 1200, além de possuir controlador de seções e ter opção de barra de luz, ele tem piloto automático. A máquina automotriz define o percurso e, a partir do momento em que o produtor toca a tela, a máquina vai dirigir sozinha.
A empresa também está com o sistema de telemetria que permite monitorar o que operadores estão fazendo no campo. A máquina vem com módulo que transmite os dados por rede celular ou wi-fi. “O produtor vai conseguir acessar o sistema pela web em seu escritório e ver tudo o que está sendo feito em tempo real”, explica Ronaldo Sacamani, da Jacto.
Rastreabilidade de grãos: do campo à exportação
Líder global em testes, inspeção e certificação, a Intertek marca presença no Pavilhão da Smart Agro, apresentando seus serviços
focados em qualidade e segurança para a produção agrícola, especificamente em soja e milho. Entre eles, ganha destaque a rastreabilidade de grãos, um sistema minucioso de supervisão e análise que envolve todo o processo de produção, desde a escolha do campo para plantação, geração da semente, passando pela colheita até o embarque nos portos para exportação.
A empresa acaba de abrir sua nova unidade Agri Services em Londrina. “A inauguração desta filial possibilita um atendimento com maior eficiência e rapidez aos produtores da região, garantindo a qualidade total assegurada Intertek”, diz Manoel Araújo, Gerente de Operações AGRI da Intertek Brasil.
“Nosso principal objetivo é fomentar a importância do trabalho da companhia em toda a cadeia de fornecimento. Além da ampla expertise no setor e profissionais altamente capacitados, um de nossos diferenciais é o atendimento local, com 27 escritórios e laboratórios em portos e interior no Brasil, viabilizando o máximo em agilidade, redução de custos e conhecimento das necessidades regionais", ressalta Araújo.
Visitante pode conhecer as novidades de seis empresas da Intuel
Seis empresas da Intuel (Incubadora Tecnológica da UEL) –Rhizotech, Acquaconte Infiltradores, Sigma, Agricom Science, EvolveTI, e Agribela - estão na ExpoLondrina para apresentar as inovações para o setor agrícola, mas cada uma com uma vertente específica. A Sigma e Agricom Science são voltadas para software e as demais para hardware.
A Acquaconte traz um infiltrador de água que já começa a ser produzido em pequena escala; a Agribela apresenta um novo sistema para o controle biológico de praga; a Rizotech está com inoculantes; e a EvolveTI, que venceu o Hackathon no ano passado com um sensor de umidade do solo, este ano desenvolveu um bico pulverizador.
A Agricom Science apresenta um software voltado para a automatização de tarefas e criação de laudos de eficácia de produtos fitossanitários e a Sigma traz um software para integrar agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
Estande do Senai mostra simulador para indústria 4.0
O Senai está com um estande interativo na ExpoLondrina no Pavilhão Smart Agro, apresentando um simulador de envase para a indústria 4.0 de automação, monitoramento e controle de variáveis aplicáveis no campo seja de leite, suco, entre outros produtos. O simulador apresenta todo o processo de produção de envase: o tempo que leva para envasar, o que pode melhorar, qual o gargalo. No mesmo estande também está sendo apresentado o projeto de gestão computacional remota, que permite que a iluminação de uma propriedade seja controlada remotamente ou por um smartphone.
Peiex está cadastrando empresas para o mercado externo
Com o objetivo de estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) está com estande no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina para cadastrar empresas que tenham interesse no comércio exterior. O Programa prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. De acordo com a monitora do Peiex, Danubia Milani, o objetivo é elevar a cultura exportadora e qualificar as empresas para que elas possam atuar no mercado externo.
O Peiex oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções que possam impactar seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.
As ações do Peiex desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.
Baixe o aplicativo da ExpoLondrina para interagir e acompanhar agenda de eventos
Um aplicativo desenvolvido especialmente para a ExpoLondrina permite que as pessoas interajam e acompanhem toda agenda de eventos da Feira. Desenvolvido pelo Grupo Frezarin, empresa londrinense de tecnologia da informação, o aplicativo permite a troca de mensagens com os outros visitantes e também publicação de fotos feitas durante o evento, além de compartilhar para que todos os seus amigos vejam em suas redes sociais.
Cerca de mil pessoas, entre 18 e 34 anos, já baixaram o aplicativo, que possui a agenda atualizada de tudo o que está acontecendo durante a semana no Parque de Exposições – shows, eventos técnicos e leilões.
Para inserir fotos, mensagens, comprar ingressos para shows é só baixar o aplicativo e clicar no #expoeuvou. De acordo com o diretor do grupo, Eduardo Frezarin, os expositores podem baixar o aplicativo para divulgar seu produto e convidar o visitante para conhecer o seu estande. A empresa dele mesmo comprou dois camarotes da Brahma para sortear entre os visitantes que baixarem o aplicativo. “Temos interesse em divulgar o aplicativo ao máximo no segmento do agronegócio porque ele pode ser usado em congressos e outros eventos”, diz Frezarin, acrescentando que o aplicativo é permanente e não sairá mais do ar. Para a ExpoLondrina 2018, serão feitas algumas atualizados no layout e adaptar algumas outras funcionalidades. “Em 2018, vamos criar uma área para expositores”, informou.
Sensor reduz perdas de grãos armazenados nos silos
O estande da WK Consultoria & Negócios está apresentando uma solução pioneira (Sensor) para o monitoramento e controle do volume dos grãos armazenados nos silos que reduz perdas e permite a gestão mais segura e em tempo real.
A solução monitora em tempo real o nível de armazenamento de grãos nos silos, proporcionando a maior eficiência e a melhor gestão das informações. A solução é baseada na automação dos processos utilizando a computação cognitiva e o IoT (Internet das coisas).
Dentro dos silos de armazenamento de grãos, são instalados emissores baseados em Led e receptores óticos, que fazem a captura do volume de grãos armazenados e envia as informações para o software de Gestão Empresarial Sênior (ERP).
Com motor 100% elétrico, Twizy atrai visitantes na ExpoLondrina
O Twizy , primeiro carro 100% elétrico da Renault, está chamando a atenção na ExpoLondrina. Exposto no Pavilhão da Smart Agro, o veículo leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km. A Renault é uma das empresas que mais investem no segmento de veículos zero emissão no mundo.
Informações da lavoura em tempo real
A Agrus Data, empresa especializada em internet das coisas para o agronegócio, apresenta na ExpoLondrina a tecnologia de IoT, baseada em sensores de altíssima precisão implantados em pontos estratégicos na lavoura. Estes sensores enviam permanentemente dados a um painel de controle, que mostra a real condição daquela lavoura.
Com a implantação dos sensores, a fazenda digital vai além das atuais tecnologias disponíveis no mercado, porque entrega ao agricultor, em tempo real e de modo objetivo em uma única tela, as informações mais relevantes sobre clima, solo e plantas.
A instantaneidade no envio de informações precisas, do campo para o produtor rural, permite controle absoluto do fluxo de processos da atividade agrícola. Estudos apontam que o aumento da produtividade com esta tecnologia permite ganho entre 3% a 7% por cultivo. E, com isso, o produtor consegue reduzir custos entre 2,5% a 8% de acordo com cada tipo de lavoura.
Trator autônomo
A chegada da era da digitalização do campo se confirma na ExpoLondrina com as novidades expostas no Pavilhão da Smart Agro. O trator autônomo, que opera sem a necessidade de um tratorista, foi desenvolvido pela empresa especializada em automação de máquinas pesadas Agres, de Curitiba, com a tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM.
O trator se comunica com uma central via radiofrequência e realiza o trajeto programado por ela com precisão de até um centímetro. Na abertura da exposição foi feita uma demonstração pela Agres em um trajeto demarcado no gramado da pista central do Parque Ney Braga.
Segundo o presidente fundador da Agres, Jorge Leal, é possível programar a máquina para realizar um trajeto pré-determinado de forma autônoma de duas maneiras diferentes: dirigindo ou carregando no computador de bordo do trator um mapa da área com informações sobre a o espaço a ser percorrido. O veículo guardará o trajeto na memória e poderá realizá-lo de forma autônoma.
Através de dados operacionais e de computação cognitiva, um trator pode gerar economia e aumentar a produtividade através da agricultura de precisão. Portanto, o objetivo principal é que, ao usar esta tecnologia, o produtor tenha economia nos seus custos com a lavoura. Quanto maior a precisão do trajeto para plantar uma semente, aplicar um defensivo, maior a economia gerada pela não necessidade de fazer uso excessivo do insumo.