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01 de abril de 2017
IBM desenvolve plataforma para integrar dados da cadeia do agronegócio
Objetivo é criar uma AgriCloud de dados e soluções para atender demandas do setor
Ascom/ExpoLondrina
A IBM Brasil anunciou na sexta-feira (31/03), na ExpoLondrina, o desenvolvimento da IBM AgriTech – uma plataforma aberta para o agronegócio. Em parceria com empresas tradicionais do agronegócio e com companhias emergentes do setor de tecnologia agrícola brasileiro, a plataforma consolida dados, tecnologias e soluções capazes de resolver as demandas deste mercado.
A plataforma une tecnologias IBM, como Computação Cognitiva, Internet das Coisas, Blockchain e dados meteorológicos da Weather Company com outras soluções 100% brasileiras já reconhecidas pelas principais empresas do setor. É o caso da parceria estratégica com a AgroTools, empresa que há mais de 10 anos capta e mantém o maior banco de dados territorial do agronegócio tropical e que dispõe de uma metodologia e um motor de mapas únicos para operar na imprecisão fundiária brasileira.
Segundo o líder de Agronegócio Digital da IBM, Luis Otavio da Fonseca, que proferiu palestra na sexta-feira (31) na Expolondrina, é este tipo de parceria que permite a criação de uma plataforma neutra.
“A IBM AgriTech viabiliza soluções de tecnologia que ajudam o agronegócio, sem intenção de beneficiar determinada indústria, ou seja, a IBM não vende nem sementes nem fertilizantes. É agnóstica e isso é um diferencial” , afirma, acrescentando que isto permite que haja confiança necessária para integrar e fazer circular, ao longo da cadeia de valor, informações que hoje estão fragmentadas.
Para o presidente da Agrotools, Fernando Martins, a parceria com a IBM traz diferenciais e atrativos importantes para o mercado: “A circulação de dados e o raciocínio geo-espacial ao longo da cadeia produtiva são fundamentais para a transformação digital do campo. Estamos engajados com a IBM para construirmos uma plataforma geo-cognitiva e aberta para o agronegócio, permitindo a circulação de dados assim como a extração de insights essenciais para os diversos agentes do setor”, diz Martins.
Na prática, a IBM Agritech vem para tornar a cadeia do agronegócio mais transparente e mais gerenciável. “Um dos usos mais importantes é na transação de crédito rural. Quando o produtor vai tomar crédito, por exemplo, o banco se arrisca e não sabe qual manejo vai ser feito na propriedade, mas com a informação digital vai ser possível monitorar, ao longo do tempo, o crescimento deste ativo biológico, seja soja, carne ou cana. E isso vai dar tranquilidade e diminuir o custo para o produtor, permitindo a ele maior eficiência e visibilidade”, afirma o presidente da Agrotools, lembrando que a transformação digital do agronegócio é só a ponta do iceberg. “A transformação digital traz uma economia, eficiência e transparência muito grande”.
De acordo com o diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, Ulisses Mello, a empresa está tendo a capacidade de reinventar toda a cadeia do agronegócio através da digitalização do campo associada à computação cognitiva. “Estamos consolidando uma plataforma tecnológica na cloud e com dados do agronegócio que hoje estão fragmentados por este ecossistema. Desta forma, fornecemos o ferramental tecnológico fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor e ainda teremos espaço para a construção um market place global para a comercialização destas soluções”.
A IBM AgriTech consolidará informações públicas muitas vezes difíceis de serem encontradas e as deixarão acessíveis para os usuários. Os usuários poderão acessar e contratar os serviços da IBM AgriTech online e pagarão o equivalente ao seu consumo, seja de dados ou soluções construídas com os recursos da plataforma
Sobre a AgroTools
A AgroTools é empresa líder global em soluções para os diferentes participantes do ecossistema do Agronegócio nos países tropicais, sendo que a sua principal missão é conectar atores do Agronegócio através de uma plataforma confiável que possibilita a entrega de insights e soluções integradas aos clientes.
A plataforma une tecnologias IBM, como Computação Cognitiva, Internet das Coisas, Blockchain e dados meteorológicos da Weather Company com outras soluções 100% brasileiras já reconhecidas pelas principais empresas do setor. É o caso da parceria estratégica com a AgroTools, empresa que há mais de 10 anos capta e mantém o maior banco de dados territorial do agronegócio tropical e que dispõe de uma metodologia e um motor de mapas únicos para operar na imprecisão fundiária brasileira.
Segundo o líder de Agronegócio Digital da IBM, Luis Otavio da Fonseca, que proferiu palestra na sexta-feira (31) na Expolondrina, é este tipo de parceria que permite a criação de uma plataforma neutra.
“A IBM AgriTech viabiliza soluções de tecnologia que ajudam o agronegócio, sem intenção de beneficiar determinada indústria, ou seja, a IBM não vende nem sementes nem fertilizantes. É agnóstica e isso é um diferencial” , afirma, acrescentando que isto permite que haja confiança necessária para integrar e fazer circular, ao longo da cadeia de valor, informações que hoje estão fragmentadas.
Para o presidente da Agrotools, Fernando Martins, a parceria com a IBM traz diferenciais e atrativos importantes para o mercado: “A circulação de dados e o raciocínio geo-espacial ao longo da cadeia produtiva são fundamentais para a transformação digital do campo. Estamos engajados com a IBM para construirmos uma plataforma geo-cognitiva e aberta para o agronegócio, permitindo a circulação de dados assim como a extração de insights essenciais para os diversos agentes do setor”, diz Martins.
Na prática, a IBM Agritech vem para tornar a cadeia do agronegócio mais transparente e mais gerenciável. “Um dos usos mais importantes é na transação de crédito rural. Quando o produtor vai tomar crédito, por exemplo, o banco se arrisca e não sabe qual manejo vai ser feito na propriedade, mas com a informação digital vai ser possível monitorar, ao longo do tempo, o crescimento deste ativo biológico, seja soja, carne ou cana. E isso vai dar tranquilidade e diminuir o custo para o produtor, permitindo a ele maior eficiência e visibilidade”, afirma o presidente da Agrotools, lembrando que a transformação digital do agronegócio é só a ponta do iceberg. “A transformação digital traz uma economia, eficiência e transparência muito grande”.
De acordo com o diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, Ulisses Mello, a empresa está tendo a capacidade de reinventar toda a cadeia do agronegócio através da digitalização do campo associada à computação cognitiva. “Estamos consolidando uma plataforma tecnológica na cloud e com dados do agronegócio que hoje estão fragmentados por este ecossistema. Desta forma, fornecemos o ferramental tecnológico fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor e ainda teremos espaço para a construção um market place global para a comercialização destas soluções”.
A IBM AgriTech consolidará informações públicas muitas vezes difíceis de serem encontradas e as deixarão acessíveis para os usuários. Os usuários poderão acessar e contratar os serviços da IBM AgriTech online e pagarão o equivalente ao seu consumo, seja de dados ou soluções construídas com os recursos da plataforma
Sobre a AgroTools
A AgroTools é empresa líder global em soluções para os diferentes participantes do ecossistema do Agronegócio nos países tropicais, sendo que a sua principal missão é conectar atores do Agronegócio através de uma plataforma confiável que possibilita a entrega de insights e soluções integradas aos clientes.